Quer aumentar o espaço da empresa? Veja essas 5 dicas

Quer aumentar o espaço da empresa? Veja essas 5 dicas

Você está querendo dar um passo adiante, mas não maior que a perna. A sua empresa cresceu, está precisando contratar novos funcionários, mas ainda não tem condições financeiras de arcar com o aluguel de uma sala maior.

Pois bem, aumentar o espaço da empresa pode ser mais fácil do que parece, especialmente se você não precisa mudar de endereço.

É possível sim conseguir mais espaço apenas ajustando-se internamente. Assim como na sua própria casa, uma simples mudança de mobília pode ser o bastante para ganhar alguns metros quadrados e deixar o ambiente mais confortável.

Além disso, há outras providências que podem ser tomadas para aumentar o espaço da empresa. Veja abaixo maneiras práticas e simples de resolver esse problema e o melhor de tudo: dentro do seu orçamento!

Como aumentar o espaço da empresa?

1. Não guarde itens desnecessários

O primeiro passo é organizar o que já tem, ou seja, fazer uma verdadeira faxina nos documentos ou mesmo naqueles objetos que ficam eternamente guardados no “quarto do fundo”. Analise todos os arquivos, veja aqueles que já podem ser jogados fora e elimine gavetas.

Há duas boas formas de organizar melhor os documentos da empresa e liberar espaço. Uma delas é digitalizar os arquivos que não são frequentemente utilizados e armazená-los na nuvem. Assim, você pode mandar a versão em papel pro lixo (de preferência para o serviço de reciclagem da sua cidade) e aumentar o espaço.

Aqueles documentos que precisam estar na versão em papel podem ser armazenados em móveis mais modernos. Por exemplo, existem arquivos que ocupam pouco espaço por serem feitos de forma mais funcional.

O mesmo vale para os móveis. Aqueles que não podem ser reformados, precisam ir para outro lugar. Eles ocupam muito espaço e já não apresentam nenhuma funcionalidade para os colaboradores da empresa.

2. Invista em móveis planejados

Os móveis planejados são a melhor maneira para aumentar o espaço da empresa sem precisar alugar um local maior e aumentar as despesas fixas mensais. Com eles você pode aproveitar cada pequeno espaço do cômodo e assim, liberar uma boa quantidade de espaço, inclusive para contratar mais pessoas ou mesmo usar divisórias para separar a empresa em setores.

Antes de tomar a decisão, vá até uma loja com bons profissionais e com autoridade no mercado. Além de oferecer boas ideias, eles conseguem mostrar como tudo ficará antes de começar a obra.

3. Coloque espelhos e use cores claras

Essas estratégias não aumentam de fato o espaço da sala, mas conseguem dar a impressão de que assim é. Paredes com espelhos conseguem passar a sensação de que o espaço é o dobro do que realmente é e isso já oferece um certo conforto visual. Além disso, o uso de espelhos deixa o local mais moderno.

Quanto às cores, as claras conseguem produzir esse efeito de aumentar o espaço da empresa e, o melhor de tudo: elas são relaxantes, reduzindo o nível de estresse dos colaboradores. Tons como gelo, cinza, branco, bege são excelentes para usar dentro das empresas.

4. Use portas de correr

Essa é, sem dúvidas, uma excelente forma de aumentar o espaço da empresa. As portas de correr não ocupam espaço e evitam que uma mesa ou cadeira tenham que ficar em locais distantes para permitir a abertura da porta e a entrada e saída do local.

Além disso, as portas de correr são bem práticas e podem ser usadas nos mais diversos materiais. E, o mais importante, possuem um custo baixo e não comprometerão o orçamento da sua empresa.

5. Seja organizado

A organização é fundamental para qualquer trabalho, não importa qual o nicho de atuação. Além de aumentar o espaço, ser organizado consegue oferecer diversas vantagens como, por exemplo:

  • Encontrar as coisas quando precisa rapidamente;
  • Evitar o esquecimento de prazos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Evitar a perda de objetos.

Além disso, um ambiente desorganizado ou mesmo a própria mesa do colaborador faz com que o cérebro reaja de forma negativa. Um local sem a devida organização consegue aumentar o nível de estresse das pessoas ali presentes e também prejudicar o foco no trabalho.

Depois de analisar essas dicas, é possível notar que é aumentar o espaço da empresa não é um “bicho de sete cabeças” como muitas pessoas pensam e existem diversas alternativas além da mudança de local. Ir para um novo endereço, por mais que seja maior, além de aumentar os custos, também pode fazer você perder alguns bons clientes.

Conhece alguém que está precisando dessas dicas? Então compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais!

Compartilhar esse post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *