Quais os maiores desafios de um profissional liberal?

quais os maiores desafios de um profissional liberal?

Como profissional liberal, você poderá obter muitas recompensas pessoais e financeiras, mas também enfrentará vários desafios. Em um curto espaço de tempo, terá que se adaptar com novos canais de marketing, aprender a utilizar novas tecnologias e a competir em um cenário global — coisas imagináveis entre nossos pais.

Mas esses não são os únicos desafios de um profissional liberal: o tempo gasto administrando o seu escritório pode ser muito maior do que o planejado e o dinheiro que precisá ser investido para manter as coisas funcionando também pode ser um problema nos anos inciais.

No entanto, com um planejamento cuidadoso, você poderá antecipar alguns desses desafios e ser capaz de superá-los. Veja como:

Desafios de um profissional liberal – Gerenciar o fluxo de caixa

Desafio: o gerenciamento eficiente do fluxo de caixa é essencial para a sobrevivência de um escritório, pois muitos profissionais liberais lutam para fechar as contas enquanto aguardam a chegada dos cheques.

Parte desse problema decorre do atraso no faturamento, o que é comum no mundo empresarial. O seu escritório realiza um serviço, envia uma fatura e o pagamento só ocorre depois de 30 dias, enquanto isso, as contas se acumulam.

Esperar muito tempo para receber um pagamento pode dificultar o bom funcionamento do escritório — e quando um cliente não paga, você pode se ver em maus lençóis.

Solução: orçamento e planejamento adequados são essenciais para manter um fluxo de caixa eficiente, mas nem sempre isso o poupará de se estressar com as contas a pagar. Uma maneira de melhorar essa dinâmica é exigir um adiantamento para os serviços que serão realizados. O adiantamento deve cobrir todas as despesas associadas a um determinado projeto, bem como garantir algum lucro para você. Ao exigir um pré-pagamento, é possível ter certeza de que você não ficará pagando contas em atraso e se o adiantamento incluir algum lucro, é possível ter certeza de que você não trabalhará no vermelho.

Outra estratégia para melhorar o fluxo de caixa é exigir que os pagamentos sejam realizados de forma mais rápida. Você pode ajustar o pagamento para 15 dias, por exemplo. Isso significa que, se um cliente atrasar o pagamento, o seu escritório terá duas semanas para realizar a cobrança e receber o pagamento antes do vencimento das contas do próximo mês.

Desafios de um profissional liberal – Contratar funcionários

Desafio: você sabe quem mais teme entrevistas de emprego? Não são os candidatos a uma vaga de emprego, na verdade são os empresários. Esse é um dos maiores desafios de um profissional liberal: analisar currículos, fazer entrevistas e examinar a qualificação de cada candidato, pois todo esse processo pode demandar muito tempo.

Solução: seja específico. Muitos anúncios de trabalho são incrivelmente vagos em relação às qualificações que os candidatos devem possuir e sobre quais tarefas devem realizar. Você pode poupar muito tempo pré-qualificando candidatos por meio de anúncios específicos, que detalhem as características necessárias para ocupar a vaga e o trabalho que deve ser realizado. Encontre seus funcionários por meio de uma campanha de marketing centrada no cliente: através de excelente segmentação. Lembre-se, para conseguir contratar bons funcionários e mantê-los a longo prazo, é importante oferecer um pacote atraente de benefícios.

Depois de atrair um grupo de possíveis candidatos, organize uma entrevista e faça perguntas relevantes sobre o a experiência de cada um, suas expectativas e objetivos a longo prazo. Lembre-se de que você está procurando um parceiro para ajudá-lo a operar e a expandir seus negócios, e por isso esse processo é fundamental para que o seu escritório encontre um papel de destaque no mercado.

Desafios de um profissional liberal – Gerenciar o tempo

Desafio: gerenciar o tempo pode ser um dos maiores desafios de um profissional liberal. Se você tivesse mais tempo disponível, poderia realizar muitas coisas, não é mesmo?

Solução: Assim como o dinheiro, o tempo não cresce em árvores. Então o seu tempo deve ser gasto da forma mais produtiva possível:

  • Crie listas de metas: essas listas devem ser divididas em metas anuais, mensais e semanais. As metas semanais devem ser divididas em tarefas importantes que devem ser realizados a cada dia.

  • Sempre pergunte a si mesmo: “Estou fazendo o melhor uso do meu tempo ou estou me ocupando com tarefas desnecessárias?”.

Desafios de um profissional liberal – Delegar tarefas

Desafio: Você sabe que precisa delegar tarefas, mas acaba revisando os trabalhos não realizados por você.

Solução: Ao planejar a sua rotina, seja específico quanto as tarefas que não precisam ser realizadas por você. Em seguida, anote as etapas detalhadas das tarefas que podem ser realizadas por seus funcionários. Não faça suposições e não assuma que um colaborador será capaz de pensar por si mesmo — para completar um trabalho na íntegra ele precisará ser treinado. Portanto, não diga “liste esses dados em uma planilha”, ao invés disso, diga “liste alfabeticamente XYZ na coluna da direita e a estatística A na próxima coluna”. Isso pode parecer um exagero, mas reserve um tempo para explicar as tarefas que precisam ser realizadas e isso garantirá que elas sejam feitas da melhor maneira possível.

E na sua opinião? Quais os maiores desafios de um profissional liberal? Deixe o comentário abaixo!

Compartilhar esse post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *