O que é crucial na organização empresarial?

 

O que é crucial na organização empresarial?

A organização empresarial é crucial para o desenvolvimento, tanto do negócio quanto da equipe. Essa organização precisa se embasar em diversos fatores para ser vista com excelência e poder realizar os processos internos e externos da melhor maneira possível.

Mas, afinal, o que é essencial para uma boa organização empresarial? Quais são os fatores e variáveis que precisam ser analisados para isso? Continue a leitura e veja abaixo as respostas para essas e outras perguntas sobre o assunto!

O que é organização empresarial?

Para entender como ter excelência na organização empresarial, precisamos primeiramente entender o conceito dessa expressão.

Estamos falando de uma pessoa jurídica, ou seja, uma empresa, que tem um objetivo definido e que é composta por duas ou mais pessoas com metas e desejos em comum. Cada um dos colaboradores tem funções pré-estabelecidas.

Há também diferentes tipos de organização empresarial, ou seja, uma classificação que pode ser feita segundo sua finalidade econômica (com ou sem fins lucrativos), função desempenhada (cultural, educativa, etc.) porte (micro, pequena, média e grande porte), estrutura (informal ou formal) e operações (nacionais ou multinacionais).

O que é essencial para uma boa organização empresarial?

Centralize as informações

A sua mente não é uma memória de computador na qual você armazena tudo, em detalhes, e tem acesso a hora que quiser. Por conta disso, é muito importante ter todas as informações importantes como reuniões, prazos, pagamentos e outros anotadas em algum local, mas deve ser em um único local.

Em vez de usar post-its, agenda, aplicativos e outras ferramentas, escolha uma, aquela com a qual você consegue se organizar melhor. Coloque todos os lembretes em uma única ferramenta e assim você poderá se organizar melhor.

Identifique o cenário

É impossível saber para onde se quer ir, se a empresa não sabe em qual situação está no momento. Portanto,  analise todos os pontos fortes e fracos, as ameaças e as oportunidades que estão presentes no mercado atual.

Com essas informações em mãos, será mais fácil saber o que se deseja fazer, se é necessário elaborar mudanças e se a empresa está indo ou não para o caminho almejado.

Faça um planejamento

Não importa o que você faça, se tomou a decisão de alcançar um determinado objetivo, é necessário saber como pretende chegar lá e a melhor forma para isso é traçar um planejamento.

É necessário estabelecer as metas de curto, médio e longo prazo, saber quando é necessário realizar reuniões com os setores ou com todos os funcionários, entre outros aspectos que devem estar presentes de acordo com a necessidade da sua organização.

Nesse caso, você pode usar o sistema 5W2H para guiá-lo no planejamento de forma mais fácil. Por meio de perguntas, as respostas se tornarão um excelente roteiro para seguir e estabelecer boas ideias:

  1. Who: quem fará cada função dentro da empresa?

  2. Where: em que local as ações acontecerão?

  3. What: o que será feito?

  4. Why: por será feito? De que forma essa ação é necessária?

  5. When: quando será feito? É necessário montar um cronograma?

  6. How: como será feito? Quais métodos serão utilizados?

  7. How much: quanto essa ação vai custar para a empresa?

A partir das respostas é possível elaborar um plano de ação completo para a sua organização empresarial, evitando que você se perca em meio a tantas informações.

Defina metas

As metas devem ser elaboradas dentro do planejamento, mas devido à versatilidade, ela deve ser acompanhada bem de perto, dentro de um intervalo de tempo estabelecido. Por exemplo, é bastante comum que os funcionários de um determinado banco tenham metas de vendas de produtos.

Elas servem para estabelecer um caminho a seguir e ajudar no crescimento do negócio. Acompanhar de perto esses números é vital para a saúde da empresa, especialmente a financeira. As metas também são uma forma de direcionar os colaboradores para o caminho mais adequado.

Além de pensar na parte prática, é necessário analisar também o cenário emocional de todos. Quanto mais satisfeitos os colaboradores estão, mais produtivos eles ficam.

Portanto, promova um ambiente de qualidade para o trabalho com uma cultura de colaboração e também um local fisicamente agradável evitando problemas de saúde ocupacional e melhorando a organização empresarial.

O que mais você faria para melhorar a organização empresarial? Deixe as suas dicas nos comentários!

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