Ergonomia no escritório: 5 dicas para o bem do colaborador

Ergonomia no escritório: 5 dicas para o bem do colaborador

A ergonomia surgiu diante da necessidade das pessoas que passaram a ficar com a saúde comprometida por causa das condições do ambiente de trabalho. Essa ciência tem como objetivo aumentar a eficiência e a produtividade na empresa e também oferecer maior conforto ao trabalhador e prevenção de doenças ocupacionais.  Por isso, a presença da ergonomia no escritório é fundamental.

Esse é um conceito tão importante que temos em nossa legislação a Norma Reguladora 17, popularmente chamada de NR-17, que estabelece alguns parâmetros que precisam ser seguidos dentro do local de trabalho. Tem como foco proporcionar conforto, segurança e melhor desempenho na função.

Investir em ergonomia no escritório é essencial não apenas para seguir as normas, mas também para evitar trabalhadores doentes, que faltam ao trabalho por problemas de saúde e aumentam o absenteísmo. Além disso, ao verem que a empresa se importa com o bem-estar deles, os funcionários passam a trabalhar mais motivados.

Como investir em ergonomia no escritório?

Devido à grande importância da ergonomia, vamos citar abaixo dicas valiosas para melhorar o trabalho da sua equipe e, assim, melhorar os números da empresa!

1. Defina a altura correta da mesa e cadeira

Um dos maiores problemas causado pela má postura é a dor nas costas. Assim, se a altura da mesa não estiver compatível com a do funcionário, a lombalgia, a cervicalgia e outras condições podem aparecer. Uma forma muito simples de resolver o problema é optando por cadeiras que sejam reguláveis.

Além disso, é importante que os pés possam ficar perfeitamente apoiados e que a tela do computador fique na altura dos olhos. O teclado e o mouse devem estar alinhados com o cotovelo que, em posição normal, deve fazer um ângulo de 90° entre o braço e o antebraço. Os joelhos também devem estar nessa angulação ou o mais próximo possível dela.

2. Opte por uma cadeira adaptativa

Além de adquirir uma cadeira que consiga ser adaptável na altura, ela também deve suportar uma certa tensão quando o funcionário for se espreguiçar. Ele deve conseguir se reclinar na cadeira de forma confortável e segura, sem que tenha o risco de quedas.

Esse movimento ajuda a melhorar a circulação sanguínea, essencial para quem passa a maior parte do tempo sentado. É importante também que a cadeira tenha apoio para os braços, oferecendo assim maior conforto para o colaborador.

3. Invista em uma mesa regulável

Além da cadeira, hoje é possível encontrar mesas que possam ser reguladas, ficando mais altas ou mais baixas de acordo com a altura de quem a utiliza. Várias pesquisas apontam que trabalhar sentado pode causar diversos riscos à saúde, até mesmo reduzir o tempo de vida.

Acredite: o risco de morte aumenta em até 50 vezes em pessoas que passam muito tempo sentados nas poltronas.

Portanto, passar algum tempo trabalhando em pé é uma ótima forma de evitar diversas doenças que possam surgir. Assim, uma mesa que possa adaptar-se é essencial para ergonomia no escritório.

4. Use um suporte para notebook

Para evitar problemas com dores na cervical, o ideal é que a tela do computador esteja na altura dos olhos. Caso os seus funcionários trabalhem com notebooks, é possível providenciar um suporte para esse tipo de aparelho. Ele costuma proporcionar uma altura adaptável e personalizada, dessa forma, evita-se problemas futuros de saúde e perdas para a empresa.

Caso eles trabalhem muitas horas em frente ao computador, quanto maior a tela, melhor para eles. Além disso, hoje em dia existem lentes próprias para serem utilizadas em frente a telas. Nesse caso, você pode fechar uma parceria com alguma ótica e, assim, oferecer um desconto aos seus funcionários.

5. Promova debates sobre o assunto

Quer evitar doenças ocupacionais e promover ergonomia no escritório? Fale sobre o assunto com os funcionários, dê dicas de como eles podem evitá-las e a importância de usar o apoio para os pés, o suporte para o notebook, entre outros recursos.

Um hábito importante e que deve ser repassado é levantar-se de tempos em tempos. Passar horas seguidas apenas sentado dificulta a circulação sanguínea, prejudicando todo o corpo. Portanto, dar uma pequena caminhada dentro do escritório, até mesmo para ir ao banheiro ou a mesa do colega ajuda a manter a saúde em dia.

Existem diversas formas de promover a ergonomia no escritório e você pode fazer isso agora mesmo. Pense nos problemas que esse investimento evita e no aumento da produtividade da equipe que a ergonomia oferece.

Quais são os outros recursos que a sua empresa usa para melhorar a ergonomia no escritório? Conte pra gente nos comentários!

Compartilhar esse post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *