Afinal, quais são os móveis adequados para o trabalho?

O local de trabalho é o ambiente no qual você passa boa parte do dia. Não importa se você precisa se deslocar ou se trabalha em sistema home office, conforto nesse momento é sempre importante. Mas, como saber quais são os móveis adequados para o trabalho? Como escolher a melhor opção e ir além da beleza?

Muitas pessoas passam horas na frente do computador e isso pode gerar uma série de problemas para a saúde, especialmente por conta do posicionamento. Por exemplo, quando a tela do computador não está em uma altura compatível com a dos olhos, a cervicalgia (dor na coluna cervical — região do pescoço) pode surgir com o passar do tempo. Ela pode se tornar uma doença ocupacional, trazendo dificuldades para que os funcionários continuem laborando.

A importância da ergonomia dos móveis para escritório

Já ouviu falar em um conceito chamado ergonomia? Ela estuda a interação do ser humano com o ambiente de trabalho e tem como principal objetivo conseguir uma adaptação mais adequada do corpo humano ao ambiente de trabalho ou vice-versa.

É uma forma de evitar ou, pelo menos, minimizar problemas de saúde como a LER /DORT (Lesão por Esforço Repetitivo/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

São situações muito comuns, especialmente em escritórios. Por exemplo, a Síndrome do Túnel do Carpo é uma patologia encontrada com frequência em pessoas que usam o mouse sem nenhum tipo de apoio para o braço.

Os móveis adequados para o trabalho

Além da beleza, é preciso levar em conta a funcionalidade e a disposição dos móveis, ou seja, a ergonomia. Vários são os móveis utilizados dentro do ambiente de trabalho e é preciso escolhê-los com o máximo de conhecimento para oferecer segurança e melhor desempenho aos funcionários.

Vamos ver abaixo quais são os móveis adequados para o trabalho e o que você precisa saber sobre eles antes de investir.

Cadeiras ergonômicas

Dentro do escritório, os seus funcionários passam cerca de 8  ou mais horas por dia sentados. Além das doenças causadas por conta do sedentarismo, também é preciso pensar nas que são causadas pela má postura e que podem provocar o afastamento do funcionário ao trabalho e prejuízo financeiro para a empresa.

Trabalhar em pé durante esse tempo também pode causar outros problemas como os circulatórios nos membros inferiores, posturais, lombalgia, etc. Então, o que fazer nesses casos?

Incentivar que o funcionário faça alongamentos de vez em quando e que caminhe um pouco dentro do escritório são algumas atitudes que podem evitar problemas de saúde. Mas, como eles precisam passar uma boa parte do tempo sentados, as cadeiras ergonômicas são um dos móveis adequados para o trabalho.

Elas são excelentes e indicadas para aqueles que trabalham por muito tempo sentados. Ela consegue corrigir a postura e, a partir disso, dores de coluna, problemas no nervo ciático, entre outros passam a ser evitados. Além disso, esse tipo de cadeira é mais confortável e também reduz a pressão exercida nos quadris. Dessa forma, é muito mais fácil se concentrar e fazer um trabalho melhor.

Arquivos

O local para armazenar os documentos do escritório, ou seja, o arquivo, precisa ser um local bem organizado, para que seja fácil de encontrar o que for preciso e de forma rápida. Uma boa opção, nesse caso, são os arquivos deslizantes.

Eles conseguem guardar mais documentos, ocupam menos espaços e ainda evitam problemas de coluna ou outros articulares e musculares que o funcionário possa ter. Esse tipo de arquivo poupa um esforço físico considerável, evitando assim possíveis lesões no ambiente de trabalho.

Mesas

É claro que esse móvel não poderia faltar aqui. Na hora de escolher uma mesa para o seu escritório, leve em conta a resistência do material, afinal de contas, você colocará um computador, livros, diversos papéis, entre outras coisas que geram uma carga extra. Portanto, preze pela qualidade na hora da compra.

O espaço que a mesa oferece também precisa ser considerado. Ela precisa ser grande o suficiente para que todos os materiais que você utiliza com frequência possam ficar bem organizados, mas também não pode ser grande ao ponto de prejudicar a funcionalidade do local como a passagem de pessoas.

Além dos móveis adequados para o trabalho citados acima, você também deve pensar em outros como, por exemplo: as divisórias. Elas não são necessariamente um móvel, mas consegue fazer uma grande diferença dentro do ambiente de trabalho.

Em um local com muitos funcionários, é normal que uns fiquem ao lado dos outros, mas é importante manter o mínimo de privacidade de cada um deles, evitando maiores conflitos.

Quer receber mais dicas sobre móveis adequados para o trabalho e tudo mais que precise para o seu escritório? Então curta a nossa página no Facebook e acompanhe todas as novidades por lá!

Compartilhar esse post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *