6 dicas de sucesso para o empreendedor de primeira viagem

dicas para o empreendedor de primeira viagem

Você é um empreendedor de primeira viagem? Lançar-se no desafio de abrir a sua primeira empresa pode ser emocionante e gratificante, mas essa empreitada também pode esconder muitas armadilhas.

A decisão de aventurar-se nesse lucrativo mundo é apenas o primeiro desafio. Você precisará trabalhar duro para garantir que seu negócio seja bem-sucedido. Também precisará estabelecer uma rede de contatos e aprender coisas novas frequentemente. Para tornar o seu caminho menos tortuoso, preparamos 6 dicas para que você alcance o sucesso. Confira!

6 dicas de sucesso para o empreendedor de primeira viagem

Tenha foco

De acordo com um estudo publicado pela Small Business Administration (SBA), cerca de 50% das empresas iniciantes fecham as portas antes de completar o primeiro ano de funcionamento e 95% dessas empresas encerram suas atividades antes de completar cinco anos. Preocupante, não é mesmo?

Segundo o mesmo estudo, o principal erro dos empreendedores de primeira viagem é perder o foco logo nos anos iniciais. Para que a sua empresa não faça parte dessa triste estatística, evite concentrar seus esforços em muitos projetos ao mesmo tempo.

Fazer malabarismos se ocupando de muitas tarefas limitará sua eficácia e a sua capacidade de ser bem sucedido nos projetos que realmente são importantes para a sua empresa. Use a máxima: fazer uma coisa bem feita é muito melhor do que fazer dez coisas não tão bem feitas assim. 

É um empreendedor de primeira viagem? Comece agora

É importante planejar antes de se aventurar em novos empreendimentos. Mas também é importante observar que você nunca será um verdadeiro empreendedor até colocar sua ideia em ação e testa-la.

Se esse é o seu objetivo, não fique muito tempo planejando e esperando o momento ideal para abrir a seu empresa, faça isso hoje mesmo. Elabore um plano de ação e trabalhe nele. Teste esse plano com seus amigos ou parentes e conheça a opinião deles sobre o negócio que se inicia. 

Eduque-se todos os dias

Aprender é uma parte importante da vida de um empreendedor. Você pode achar que sabe tudo, mas para empreender é importante aprender novas maneiras e experimentar melhores formas de como administrar seus negócios.

Faça cursos, assista palestras e leia artigos inspiradores sobre empreendedores de sucesso!

Além disso, desenvolva a arte de ouvir e pesquise sobre outras empresas que desenvolveram planos de negócios inovadores e bem-sucedidos. Saiba como elas administram seus negócios e entenda qual a sua visão para o futuro. 

Forme uma rede de contatos

Um empreendedor de primeira viagem deve formar uma rede de contatos se conectando com amigos, empresários de destaque e ex colegas de faculdade. Você pode montar a sua rede de relacionamento por meio de plataformas de mídia social, como o Linkedln, que permite que você se conecte com mentores e empresários de sucesso, mesmo que eles estejam em cidades e países diferentes do seu. 

Essas pessoas podem levá-lo a fazer negócios e a ter ideias inovadoras, capazes de aprimorar a sua estratégia de negócios. 

Tenha uma ótima equipe de trabalho

Um empreendedor de primeira viagem precisa ter uma equipe de trabalho que faça a sua empresa prosperar. Por isso, ao contratar seus funcionários, selecione pessoas altamente qualificadas e garanta que a sua equipe de trabalho seja composta por uma variedade de talentos capazes de garantir o seu sucesso como empreendedor.

Contratar duas ou três pessoas que tenham experiência comprovada é a garantia de alcançar o sucesso no mundo empresarial.

Faça sua lição de casa

Não há nada mais frustrante do que se aventurar em um campo desconhecido e fracassar. Um empreendedor de primeira viagem pode falhar porque fez as suas escolhas baseadas na intuição, em vez de se basear em pesquisas e dados detalhados.

Antes de comprometer seu tempo, esforço e recursos em um novo negócio, faça pesquisas detalhadas de mercado e conheça bem o seu público-alvo, quais são os produtos semelhantes ao seu existentes e quais são os desafios que você enfrentará. Você não quer começar tudo de novo porque não fez pesquisas suficientes, não é mesmo?

Você é empreendedor de primeira viagem? Quais são os desafios que você enfrenta para começar a sua empresa? Comente abaixo com a gente!

Compartilhar esse post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *